terça-feira, 30 de setembro de 2008
Viver noutro país, a presença das raízes
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
One - por Thomas Owen
RSO pt - Responsabilidade social sem fins lucrativos
Neste sentido, foram associados esforços para a criação de uma Rede Nacional sem fins lucrativos nem quotizações, que procure dinamizar actividades de promoção e implementação de responsabilidade social em Portugal, quer nas instituições públicas quer nas empresas e organizações privadas.
Actualmente o número de membros chega aos 40, estimando-se que no fim do corrente ano possam chegar perto das 200 empresas ou organizações membro da RSOpt.Está também prevista a realização de uma campanha a nível nacional nos media - rádio, TV e imprensa escrita e online - a dinamizar até ao final de 2008, com o intuito de sensibilizar as pessoas em geral e sobretudo trabalhadores, gestores e empresários para a importância de mudar atitudes, rumo à responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Computadores com uma capacidade quase humana
Seria muito útil se conseguíssemos replicar essa capacidade nos computadores - a Era da Informação está a gerar uma quantidade de dados maior do que tudo o que a humanidade gerou ao longo de milênios.
Para que um computador ordene um conjunto de dados, nós devemos encontrar a ordem subjacente a esses dados e então dizer ao computador como ordená-los, por meio de um programa.
Agora, investigadores do MIT elaboraram um algoritmo que é capaz de encontrar um padrão nos dados brutos, e então ordená-los segundo esse padrão. Em vez de procurar por um tipo particular de estrutura, criaram um algoritmo mais amplo que é capaz de testar todas essas estruturas e pesá-las umas contra as outras. O algoritmo consegue entender vários tipos de estruturas de dados, como árvores, ordens lineares, anéis, hierarquias dominantes, clusters etc. Ele analisa os dados brutos até encontrar a estrutura que melhor os descreve e então ordena os dados seguindo essa estrutura. Inovação Tecnológica
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
Política de alojamento e solidariedade
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Travão no petróleo?
Avião a pilhas de hidrogénio
O Dimona entrou para história como o primeiro avião a voar com pilhas de hidrogénio. O feito foi alcançado, entre Fevereiro e Março, pela Boeing em Espanha.
Durante os testes, o Dimona, um pequeno avião de dois lugares, conseguiu manter-se a voar durante cerca de 20 minutos. Actualmente, a “autonomia” energética do avião já terá sido expandida para o dobro, informa a Vnunet.com.
O avião está dotado de dois sistemas de fornecimento de energia: baterias mais ou menos convencionais e uma célula energética de hidrogénio.
Durante a descolagem, os dois tipos de fontes energéticas são utilizados. Quando o avião “estabiliza” a altitude, o avião passa a ter por única fonte de energia a célula de hidrogénio.
A célula de hidrogénio foi utilizada a mais de 3300 metros de altura, a velocidades superiores a 100 quilómetros por hora. Os ensaios que têm sido levados a cabo em Espanha, com objectivo de demonstrar o potencial de fontes energéticas menos poluentes que as actuais.
Apesar dos propósitos ecológicos, a Boeing lembra que pretende aplicar estes sistemas apenas no fornecimento de energia para sistemas de apoio em voos comerciais – pelo que os derivados do petróleo vão manter-se como a principal fonte de energia nos próximos tempos." Queideia
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Incentivar a tecnologia social
Segundo o Nead, o objectivo da iniciativa é dar mais visibilidade às experiências em inovação sociotécnica para agricultura familiar existentes no Brasil. Os interessados deverão enviar relatos ou descrições de casos e tendências, situações e experiências relacionadas a uma, ou mais, das seis temáticas: “Projectos de moradia rural e biossistemas”, “Projectos em reciclagem de esgoto humano e animal”, “Projectos teóricos e práticos na agroecologia”, “Projectos de aprendizagem e capacitação de redes sociais”, “Projectos de difusão por multimédia e meios electrónicos de metodologias de envolvimento pedagógico dos sujeitos sociais no campo” e “Projectos de processamento ou artesanato colectivos e de economia solidária”.
Peugeot Dauphin
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Porque é que a profissão de professor é mais agradável na Finlândia?
Ibasket
Eye Candy
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
A ajuda é bem-vinda!
terça-feira, 16 de setembro de 2008
STIC - School Technology Innovation Center, Geração tecnologia
Tecnologia social premiada
Apoiados pelo CNPq, os pesquisadores e grupos das comunidades uniram técnicas industriais adaptadas às condições disponíveis para a população à uma antiga tradição indígena. O resultado foi o desenvolvimento da tecnologia social denominada de Encauchados, que proporcionou a oportunidade a grupos indígenas e seringueiros de desenvolverem em escala uma variedade de produtos artesanais de borracha, como luminárias, porta-lápis, toalhas de mesa, jogos americanos, tapetes, entre outros.
Hoje a tecnologia está em expansão. São mais de 450 pessoas, entre pesquisadores, técnicos, índios e seringueiros, divididos por toda a Amazónia, Rondônia, Acre, Amazonas e Pará.
Como forma de reconhecimento do valor do trabalho realizado pelos pesquisadores, o projecto foi uma das 25 iniciativas seleccionadas como ganhadoras do Prémio Equatorial 2008, escolhido pela Equator Initiative's Technical Advisory Committee. O prémio será entregue no dia 6 de Outubro de 2008, durante a Equator Prize Award Ceremony, em Barcelona, na Espanha. O prémio é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Um ar limpo para todos
A iniciativa Semana Europeia da Mobilidade teve início há sete anos e um dos critérios de adesão das cidades/vilas à mesma é a realização do evento "Na cidade, sem o meu carro", que fechará algumas áreas ao tráfego motorizado durante um dia.
Corte de vias para transforma-las em áreas pedonais, facilitar o acesso a todos os pontos da cidade para pessoas com mobilidade reduzida, andar de bicicleta, ...são tantas as ideias que há certamente uma em que cada um de nós pode participar. Procure, divulgue e ajude a sua própria cidade a promover a protecção do ambiente e a favorecer a mobilidade para todos.
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Bike Rotation
Para resolver o último problema a nova bicicleta conceitual seria ideal, ela além de possuir um designer inovador capaz de atrair a atenção de muitas pessoas, também apresentaria uma característica interessante seria completamente dobrável. Além disso, a bicicleta chamada de Bike Rotation apresentaria uma característica inovadora que seria a possibilidade de alternar o modo de andar de acordo com sua vontade (sobre 2 rodas ou sobre 1 roda), já que seria possivel mexer nas rodas e no banco." fonte:http://www.queideia.com/
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Violência: Causa – consequência
Converter o Sahara num Oásis
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
Gerar novas necessidades
A chegada do computador Magalhães surge como um novo fôlego, mas algumas questões práticas rficam por resolver. “Se durante o inverno, rara é a sala de aula que suporta dois aquecedores a óleo ligados em simultâneo, resta saber como aguentará 22 ou 24 computadores em pleno funcionamento?”, as facturas de electricidade das escolas também vão aumentar…
Telemóveis feitos a partir de Milho
O W510 é o primeiro telemóvel que a Samsung fabrica com plástico à base de milho.
terça-feira, 9 de setembro de 2008
The Wearable Motorcycle
A chave do sucesso das organizações sociais?
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
Inequidade na educação, é só na América??
sexta-feira, 5 de setembro de 2008
O Artesanato também precisa de valorização
Ao preencher o questionário de participação, o participante já realiza uma auto-avaliação. Essa auditoria, que vai verificar as informações, funciona como uma consultoria. As 20 melhores práticas, independentemente de serem seleccionadas, vão receber um dia a mais de consultoria.
quinta-feira, 4 de setembro de 2008
Relógio a água
O Eco-Friendly Clock custa US$16 na Bedol e está disponível em 4 cores: transparente, azul, verde e amarelo.
Inovação no Turismo com respeito ao ambiente
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
Dálus o Ursinho Terapeutico
O dilus é um projecto de graduação na área de design industrial, cujo tema abordado, é o auxilio na interacção social e continuidade das actividades escolares infantis de forma lúdica. Numa situação de doença de foro oncológico, onde se dá o tratamento por quimioterapia, poderá ocorrer um longo tempo de permanência em ambiente hospitalar, que acarreta em muitos casos o distanciamento de familiares, a interrupção das actividades escolares, de entretenimento e de convívio social.
A génese do Dilus surge nessa sequência, como um produto electrónico que poderá proporcionar à criança a comunicação, entretenimento e estudo, através da utilização de componentes tecnológicos de última geração. Assim, para a sua concepção, recorreu-se à virtualização, à tecnologia holográfica e a um formato que pudesse ser encarado como companheiro, no caso, um ursinho de peluche.(fonte: obvious)
Para um futuro melhor
O livro de Madeline Levine, Psicóloga, tem por título explícito o Preço do Privilégio (The Price of Privilege): “como é que a pressão parental e as vantagens materiais estão a criar uma geração de crianças desconectadas e infelizes?”. http://www.gccf.ucla.edu
terça-feira, 2 de setembro de 2008
Reciclagem de Papel
Mas os dois problemas parecem agora ter solução. Cientistas da Universidade da Malásia descobriram que um processo biológico poderá tornar mais barato o processo de retirar a tinta dos papeis velhos, incentivando a reciclagem, e minimizar o impacto ambiental dessa reciclagem.
A China entra no top 5 dos "Renováveis "
O relatório da Ernst & Young publicado dia 19 de Agosto último estabelece o ponto de situação sobre as actividades dos países em matéria de energias renováveis. Durante o primeiro semestre de 2008 a China terá ultrapassado o Reino-Unido no top dos 5países mais atractivos em matéria de investimento nas energias renováveis. O Reino-Unido já não figura nesta lista dos 5 mais renováveis e encontrando-se na 6 posição. Os EUA continuam a liderar seguidos pela Alemanha, a Índia, a China e a Espanha. Na lista das energias renováveis encontram-se a eólica, a solar e as energias ditas marinas. A entrada da China neste top 5 é uma novidade desde a existência da publicação "Ernst & Young Renewable energy country attractiveness indices" iniciada há 5 anos atrás. Segunda a Ernst & Young os investimentos mundiais nas energias renováveis poderiam atingir os 512 mil milhões de euros até 2016 neste país. É o compromisso do governo chinês que terá levado a um aumento dos investimentos no sector, um compromisso concretizado por uma doação de 200 mil milhões de euros para o período 2006-2020 com o objectivo de atingir 15% de renováveis em 2020. Já muito presente na indústria solar, a China poderia começar a aumentar o seu desenvolvimento na energia eólica. Actualmente a quinta nação neste domínio (eólica) com uma capacidade instalada de 6,05 milhões de kW, a China ambiciona levar a sua capacidade para 10,25 milhões de kW em 2020. O país poderia igualmente tornar-se no maior importador de equipamentos eólicos nos próximos anos. No que se refere aos diferentes estados dos EUA, o Texas é o campeão das eólicas enquanto a Califórnia atrai investimentos para a energia solar, de biomassa, geotérmica e energias do mar. Na Europa, a Alemanha é o país mais atractivo em matéria de investimento. Ernst & Young sublinha a rapidez com a qual o país respondeu aos desafios fixados pela directiva europeia sobre as energias renováveis (18% até 2020), nomeadamente graças ao mecanismo de tarifas de compra que garante aos produtores um preço de compra de electricidade de origem renovável mais elevado do que o preço de mercado. Por fim o compromisso do governo indiano a favor das energias renováveis contribuiu fortemente para a atractividade do país. A posta em prática de ajudas para estimular o desenvolvimento de instalações fotovoltaicas, a criação de 60 cidades solares até 2012 com o apoio do poder político e numerosos projectos de biomassa de fabrico local de eólicas (Suzlon) são alguns dos investimentos a concretizar.