
O site
Smallworld, reservado aos homens de negócios e às pessoas
célebres, quer-se o anti-
Myspace. A Internet é um universo com uma cartografia sempre mutante, mas se queremos situar
asmallworld.net num
mapa mundo numérico, seria na
Suissa, algures entre
Gstaadt e Genebra. Conhecida pela exclusividade da comunidade helvética, qualquer pessoa não pode ser membro do
Smallworld. Concebido como o antítese do
MySpace, este site só aceita pessoas seleccionadas em função de critérios muito precisos. A grande maioria dos membros é formada por homens de negócios ou advogados internacionais, sendo o resto composto por pessoas mais ou menos famosas do
jet-
set internacional. Fundado à dez anos por
Erik Wachtmeister, filho de um antigo embaixador americano na Suécia,
Smallworld, tem entre outros, como accionistas o fundador da
MTV, Robert
Pitman, ou ainda o produtor de
Matrix,
Harvey Weinstein.
Como qualquer outro site, oferece aos seus membros um espaço comunitário, só que aqui, estes trocam as suas moradas de restaurantes em Moscovo, indicam um serão num
club Nova-Iorquino ou assinalam uma
party hype em Pretoria.
Mas é na parte comprar/vender que informa da melhor forma a natureza do site. Actualmente na secção barcos, 255
yachts estão à venda, sem contar uma pequena dezena de
jets e um punhado de
Ferraris. Hoje o
Smallworld agrupa perto de 150 000 pessoas.
Vitima do seu êxito cheio de publicidades para as marcas de luxo, o site já não é tão
small e os seus
proprietários vedaram o seu acesso por vários meses antes da sua reabertura através de pagamento(aproximadamente 100
dólares a entrada).
Durante este tempo, seis
webmasters repartidos por diferentes sítios no globo fazem em
permanência a policia do interior do site, verificando as informações pessoais deixadas pelos membros, as propostas mal-intencionadas e tudo o que é contrário ao regulamento do interior do site.
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