quarta-feira, 12 de novembro de 2008

90 Minutes Cup

Tiago Gonçalves Nunes, 24 anos, Designer Freelancer, viu o trabalho “90 Minutes Cup” ser seleccionado pelo júri internacional do Concurso BIO.21, na categoria Concept Project, e vai agora estar presente na 21ª edição desta prestigiada bienal, um dos principais e mais influentes eventos internacionais desta área, onde são expostos os melhores produtos e protótipos nos campos do design industrial, comunicação visual e conceitos de design.
Desde 1964, esta é a primeira vez que um designer português é seleccionado para esta bienal, um contributo muito grande para a projecção internacional do design "made in Portugal", e um facto que ganha ainda mais relevância por este ano a organização ter optado por restringir o número de trabalhos seleccionados para assegurar um “nível de excelência”.
A selecção dos trabalhos para a exposição foi feita, pela primeira vez na história da BIO, por um Comité independente internacional. A BIO 21 recebeu 421 candidaturas de designers de 29 países, um recorde de participantes. No total, foram seleccionados 126 trabalhos, 47 do Grupo A – Produtos, 14 do Grupo B – Comunicação Visual e 65 do Grupo C - Conceitos de Design (onde se inclui a 90 Minutes Cup).
Os trabalhos que vão estar em exposição vêem de 18 países: Alemanha, Aústria, Bélgica, Brasil, Croácia, Eslovénia, Estados Unidos da América, Esváquia, Hungria, Itália, Irão, Japão, Macedónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Turquia.
Na edição deste ano foram escolhidos projectos de design que propõem soluções inovadoras e criativas para problemas quotidianos, que estão orientados para o desenvolvimento sustentável e para a responsabilidade social e que dão resposta às necessidades de vários grupos de utilizadores.
Depois de uma rigorosa inspecção a todos os trabalhos admitidos na exposição, um jurí internacional independente, composto por especialistas conceituados, irá rever todos os trabalhos seleccionados e atribuir prémios aos melhores. Os vencedores serão anunciados no final da cerimónia de abertura, onde estarão presentes mais de 1.000 convidados e representantes dos media de todo o mundo.
Com o apoio do CENTIMFE - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos, sedeado na Marinha Grande, foi criado um modelo tridimensional da “90 Minutes Cup” que estará agora a concurso no evento. O Centro Português de Design deu também um forte apoio técnico a este projecto.
Ao longo dos 44 anos da bienal da Eslovénia, foram já muitos os designers de renome internacional premiados e cujos trabalhos integram agora a colecção de design industrial da Bio, como Ron Arad, Kazuo Kawasaki, Judith Rataitz e Marco Zanuso, entre outros.

A 90 Minutes Cup (Caneca com temporizador)é uma criação inspirada no facto de no actual ritmo e especificidade do trabalho nas sociedades desenvolvidas, cada vez mais terciárias e sedentárias, ser recomendada aos trabalhadores uma pausa a cada 90 minutos, como apontam os mais recentes estudos, para a recuperação dos índices de concentração e, desse modo, melhoria da qualidade do trabalho.
A base da caneca gira e acciona o sistema que ao fim de 90 minutos alerta o utilizador para um “cofee-break”. fonte:
e-cultura

Sem comentários:

visitas