segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Gps reconhece emoções


Os GPS nos carros não são, actualmente, nenhuma grande novidade. Mesmo que a maioria dos condutores ainda não possa contar com a sua funcionalidade, os engenheiros já se estão preparando para dar o próximo passo - eles querem que as orientações de rotas de direção dadas pelos aparelhos de localização por satélite levem em conta o humor e o stress do condutor.
O sistema, que está a ser desenvolvido por Trung Bui, da Universidade de Twente, na Holanda, é capaz de reconhecer as emoções do condutor analisando a sua voz. Uma vez detectada a emoção, o computador altera o seu comportamento e a forma como as instruções do GPS são passadas, para ajudar o condutor de forma mais efectiva.
O grande avanço do sistema construído por Bui é justamente tornar um computador capaz de identificar uma emoção humana. Além de aparelhos de GPS, a pesquisa terá grande utilidade em todos os sistemas em que haja uma interacção entre computadores e humanos, como em quiosques de informações e em robôs, por exemplo.

Quando o tema são as emoções, os humanos são capazes de combinar vários tipos de informações para chegar a uma conclusão - o tom de voz, a expressão facial e até a escolha das palavras são alguns dos elementos levados em conta para identificar as emoções de uma pessoa com a qual se está a interagir.

Programar essa capacidade num computador é uma tarefa árdua. Por exemplo, um tom de voz mais elevado pode indicar tanto raiva quanto entusiasmo.

Sem comentários:

visitas