terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Óculos Universais


Óculos e lentes de contacto podem ser comprados diretamente das prateleiras. Como o volume vendido é muito grande, é economicamente viável para os fabricantes produzir grandes quantidades dos mais variados graus, geralmente em incrementos de meio grau (dioptrias).

Mas o Dr. Joshua Silver, da Universidade de Oxford, emInglaterra, criou uma solução mais elegante e potencialmente muito mais económica. Ele inventou uma espécie de óculos universal, que pode ser adaptado para qualquer necessidade visual.

Mais do que isso, se o grau de correção da visão se alterar no próximo exame - ou quando o utilizador perceber que a sua visão piorou, mesmo sem um exame - o paciente pode simplesmente ajustar os óculos universais para a nova necessidade.

O segredo dos óculos universais está no uso de uma lente líquida. Em vez de uma lente de vidro, os óculos universais possuem duas camadas de polímero de alta transparência sobrepostas. Para formar a lente líquida o utilizador com uma seringa injecta silicone entre as duas camadas.
A idéia é distribuir os óculos em países muito pobres, onde a população não tem acesso não apenas aos óculos, mas nem mesmo a um exame com um oftalmologista. Fonte: InovaçãoTecnologica

Sem comentários:

visitas