quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Lester Brown, "salvar a civilização"

Apesar do entusiasma que o termo desenvolvimento sustentável pode veicular, Lester Brown acredita que ele não seja muito empolgante. Na sua opinião, a associação de aspectos sociais e políticos à discussão - inicialmente apenas ecológica – esvaziou de certa forma o sentido do conceito. “Ao se tornar tão ampla, a sustentabilidade passou a significar pouco. O termo não mobiliza as pessoas”, ressalta Brown. Por isso, no Earth Policy Institute, começam a falar sobre salvar a civilização ao invés de desenvolvimento sustentável porque é disso que realmente se trata. Assim, a discussão adquire um senso de urgência muito maior quanto ao que está em jogo.
Um estudo recente do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente mostrou que combater o aquecimento global pode ajudar a criar novos empregos. Partindo dessa premissa, acredita que a crise financeira actual, de alguma forma, pode ser uma oportunidade para rever o nosso modelo económico e tornar mais sustentável a economia?
As novas fontes de energia têm um potencial muito maior de geração de emprego do que as de combustíveis fósseis. E isso é bom, pois, para sair da crise actual, precisamos de criar empregos em todo o mundo e numa escala monumental. Basta observar a situação dos Estados Unidos. Só na transição de fontes de energia, saindo dos combustíveis fósseis, a projecção é de criar sete milhões de empregos.
Se reestruturarmos os tributos, reduzindo o imposto de renda e aumentando a taxação de actividades ambientalmente destrutivas, podemos levar o mercado a contar a verdade ambiental. Ao fazermos isso, a economia energética começará, muito rapidamente, a reestruturar-se e a responder aos sinais de preço do mercado. Essa é a medida mais importante para nos mover em direcção a uma economia de baixa emissão de carbono. Enquanto isso, precisamos de subsidiar o desenvolvimento das fontes renováveis de energia – eólica, solar e geotérmica – com impostos atraentes.
Extracto de:
http://www.ideiasocioambiental.com.br/revista_conteudo.php?codConteudoRevista=261

Sem comentários:

visitas