terça-feira, 24 de março de 2009

Calçado inovador relança empresa da Benedita

"Para caminhar à frente da concorrência no mercado da exportação, a Jomarpi desenvolveu calçado que se adapta ao pé do cliente, garantindo conforto e saúde. O Fit System vai ser alvo de patente na Europa e acaba de valer à empresa da Benedita um prémio de inovação em Portugal.O segredo está escondido do olhar. Duas solas, uma a deslizar sobre a outra, proporcionam largura variável. Que se ajusta, conferindo um calçar à medida, mesmo quando o pé incha – algo normal, ao longo do dia, até 20 por cento da dimensão em repouso.O Centro Tecnológico do Calçado reconheceu o valor acrescentado e atribuiu à Jomarpi o Prémio Inovação 2008, entregue numa cerimónia que decorreu a 11 de Março em S. João da Madeira. Também foram distinguidas a Sonae, a Lirel e a Procalçado (que está em parceria no projecto da Jomarpi).A empresa do concelho de Alcobaça investiu 80 mil euros e criou uma marca, a Merx, única por enquanto a usar o Fit System. Cada par será 25 por cento mais caro, em média, do que o calçado normal. Já há encomendas do estrangeiro.
Alavancar vendas. “O ponto de partida foi uma quebra substancial que tivemos nas vendas. Metemos uma pessoa especificamente para projectos inovadores e conseguimos colmatar uma lacuna que existe no mercado”, afirma Fernando Pimenta, gerente da Jormarpi.Em 2009, o empresário espera retornar aos valores habituais de facturação: seis milhões de euros, a que correspondem, aproximadamente, 300 mil pares de sapatos e botas para homem e mulher. Essencialmente em pele, com sola de borracha e estilo casual jovem para o segmento médio-alto. À saída da fábrica, o preço médio ronda os 20 euros.Fundada há 55 anos, pelo pai de Fernando Pimenta, a Jomarpi emprega 140 pessoas em duas unidades e exporta 90% da produção para dezena e meia de países, incluindo o Cazaquistão. Os principais mercados estão na Europa – França, Bélgica, Suécia e Grécia – e valem 60% das vendas no estrangeiro. Da Benedita saem modelos para a Aigle, Riverwoods e outras marcas.Cultivar relações. “Já estamos no topo em termos de qualidade de distribuição. O grosso dos clientes são cadeias de lojas ou centrais de compras”, afirma Fernando Pimenta, para quem o cultivo da relação com os compradores é uma regra de ouro. O mais antigo tem 25 anos de trocas comerciais com a Jomarpi, a maioria dos restantes soma uma década ou mais.“Nós acreditamos muito na Europa porque o cliente é maduro. Não quer só preço, quer um bom serviço, entrega a tempo e horas, qualidade”, diz Fernando Pimenta. A concorrência é grande, mas o positivo início de 2009 está a prometer um alargamento da passada. “O calçado português lá fora é muito bem conceituado e começa a ter marcas com notoriedade”, conclui o empresário. " Fonte Região de Leiria

Sem comentários:

visitas