segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Idoso e trabalho, antónimos?



Trabalhar velho e feliz, é possível? De facto, as pensões para as reformas europeias têm cada vez mais dificuldades em ser financiadas. Nalguns países europeus, deve-se trabalhar mais para poder descontar para a reforma. Mas é preciso poder ficar com o seu emprego até aos 65 anos, enquanto só 40% dos europeus entre 55 e 65 anos têm emprego.

Inglaterra
É no país europeu onde os idosos trabalham mais tempo. Por vezes além dos 80 anos. Existe mesmo agências de recrutamento especializados nos seniores. Um modelo que pode perdurar, porque a crise financeira fez derreter os rendimentos dos fundos de pensão. 2,5 milhões de reformados britânicos têm rendimentos inferiores a 640 € por mês.


Finlândia

Frente ao envelhecimento da sua população, a Finlândia realizou que ia ter falta de mão-de-obra. Já faz dez anos que o governo incentivou as empresas a evoluir nos métodos de management para permitir ficar mais tempo no trabalho e em melhores condições. Um modelo que funciona: a taxa de desemprego dos seniores finlandeses baixou de 10 % desde 1999.

Sem comentários:

visitas