segunda-feira, 23 de junho de 2008

Smallworld, um site para luxury people

O site Smallworld, reservado aos homens de negócios e às pessoas célebres, quer-se o anti-Myspace. A Internet é um universo com uma cartografia sempre mutante, mas se queremos situar asmallworld.net num mapa mundo numérico, seria na Suissa, algures entre Gstaadt e Genebra. Conhecida pela exclusividade da comunidade helvética, qualquer pessoa não pode ser membro do Smallworld. Concebido como o antítese do MySpace, este site só aceita pessoas seleccionadas em função de critérios muito precisos. A grande maioria dos membros é formada por homens de negócios ou advogados internacionais, sendo o resto composto por pessoas mais ou menos famosas do jet-set internacional. Fundado à dez anos por Erik Wachtmeister, filho de um antigo embaixador americano na Suécia, Smallworld, tem entre outros, como accionistas o fundador da MTV, Robert Pitman, ou ainda o produtor de Matrix, Harvey Weinstein. Como qualquer outro site, oferece aos seus membros um espaço comunitário, só que aqui, estes trocam as suas moradas de restaurantes em Moscovo, indicam um serão num club Nova-Iorquino ou assinalam uma party hype em Pretoria.
Mas é na parte comprar/vender que informa da melhor forma a natureza do site. Actualmente na secção barcos, 255 yachts estão à venda, sem contar uma pequena dezena de jets e um punhado de Ferraris. Hoje o Smallworld agrupa perto de 150 000 pessoas. Vitima do seu êxito cheio de publicidades para as marcas de luxo, o site já não é tão small e os seus proprietários vedaram o seu acesso por vários meses antes da sua reabertura através de pagamento(aproximadamente 100 dólares a entrada).
Durante este tempo, seis webmasters repartidos por diferentes sítios no globo fazem em permanência a policia do interior do site, verificando as informações pessoais deixadas pelos membros, as propostas mal-intencionadas e tudo o que é contrário ao regulamento do interior do site.

Sem comentários:

visitas