quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Evitar incêndios com energia das árvores


Investigadores do MIT estão a desenvolver uma rede de sensores capaz de alertar os bombeiros sobre incêndios florestais antes que o fogo tenha tempo de se espalhar por grandes áreas, além de melhorar a previsão do tempo.

Para funcionar de forma segura e durante longos períodos, sem exigir manutenção ou troca de baterias, os sensores irão tirar a energia necessária para o seu funcionamento directamente das árvores nas quais serão instalados.


Os sensores também poderão servir para recolha de informações sobre o tempo, ampliando a cobertura das actuais estações de dados climáticos. Os invetigadores afirmam que a dispersão de pequenos sensores ao longo de grandes áreas será muito mais barata do que a construção de novas estações e permitirá previsões do tempo mais precisas.
O Dr. Shuguang Zhang, responsável pelainhvestigação, afirma que a energia recolhida das árvores será suficiente para permitir que o sensor transmita os dados até quatro vezes por dia, em situações normais, ou imediatamente se for detectada a ocorrência de incêndio.

Sem comentários:

visitas