segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Olhos Quadrados


O excesso de televisão é um risco para a saúde mental e corporal dos jovens. Uma nova invenção promete reduzir a obesidade diminuindo o tempo passado em frente à televisão.
O pesadelo físico da vida real causado pelo tempo dispensado a assistir a programas de televisão durante o dia inteiro é o da obesidade. No Reino Unido, em menos de dez anos, a obesidade infantil tem crescido de forma alarmante. Em 1995, 9,9% das crianças entre 2 e 10 anos de idade foram classificadas como obesas. Esse número cresceu para 13,7% em 2003. Foi esse tipo de informação chocante que fez com que Gillian Swan, estudante do último ano de Design da Brunel University de Londres, decidisse agir.
A sua invenção funciona com base no pressuposto de que as crianças têm uma fixação pela televisão e estão preparadas para fazer qualquer coisa para vê-la, inclusive fazer exercícios!
Swan projectou uma palmilha para os sapatos das crianças, que regista a quantidade de exercícios realizados durante o dia e os converte em créditos de tempo para ver televisão. O projecto, adequadamente denominado Olhos Quadrados (Square Eyes), significa que quanto mais exercício uma criança faz, mais tempo de televisão ela ganha, até o limite de duas horas. A meta diária máxima é de 12.000 passos para as meninas e de 15.000 passos para os meninos.
A palmilha transmite os dados via sinais de rádio para uma unidade de base conectada ao televisor. A unidade converte cada 100 passos num minuto de tempo para assistir à televisão. Quando acabam os minutos, a unidade bloqueia o sinal da antena do televisor. O sinal só será reactivado mediante mais exercícios.
Swan descreve essa tecnologia como sendo "bastante simples. Ela utiliza interruptores de processo e um sinal de rádio para transmitir. Como se trata de uma palmilha, os componentes eletrônicos podem ficar ocultos, como ocorre nos tênis para crianças que têm luzes que piscam enquanto elas andam.

Sem comentários:

visitas