"Postes de iluminação e electricidade mais leves, mais resistentes e recicláveis, sem perigo de electrocussão, foi a ideia premiada com o prémio BES Inovação na categoria 'Processo Industrial'.
Criado por José Carlos Ferreira, o projecto 'Polight' teve como ponto de partida a possibilidade de construção de postes de electricidade com mais-valias face aos actuais, feitos em betão e metal, de forma a permitir, também, uma economia de custos significativa para as empresas distribuidoras de energia eléctrica e municípios.
Na base desta inovação está o material compósito Towpreg, desenvolvido num projecto de cooperação que envolveu investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, Instituto de Engenharia do Porto e Universidade do Minho.
A inovação consiste no desenvolvimento de postes de iluminação e distribuição de energia com este material compósito, que permite um peso 10 vezes inferior ao do betão e uma resistência 10 vezes superior à do aço, totalmente reciclável e sem necessidade de manutenção.
A solução hoje premiada na IV edição do Concurso Nacional de Inovação BES elimina, ainda, o risco de morte por electrocussão.
O 'Polight' é já uma marca registada da Ownesmark Politght, empresa recentemente constituída para produzir compósito e produtos finais com base em Towpreg, tais como postos para iluminação pública, média e baixa tensão e torres para energia eólica.
A empresa está, também, a desenvolver sensores de fogo iminente e corte de corrente. O objectivo é produzir postes inteligentes.
Com direitos partilhados pela Universidade do Porto, Universidade do Minho e INEGI, a patente 'Polight' começará a ser aplicada em 2009, devendo começar a produzir para Angola em 2010.
Com um investimento inicial de três milhões de euros, a Ownesmark Polight, prevê investir mais 10 milhões de euros até 2011."Fonte : Expresso
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário