segunda-feira, 27 de abril de 2009

Capacitação e valorização da mulher


Na Serra Central do Equador, zona rural indígena, Gladys Armas, uma agricultora quechua, se resignou durante anos na pobreza e desarticulação da sua família devido à emigração masculina em busca de melhores oportunidades. Graças ao Projecto Regional Randimpak, Gladys tomou as rédeas da sua vida e rompeu a tradição que relega a mulher do campo ao segundo lugar.
O Projecto Regional Randimpak, que impulsiona o desenvolvimento económico e social da região com a liderança das próprias mulheres, actualmente beneficia 5.849 famílias, de 151 comunidades. Seguindo uma política de não - discriminação (valorização), trabalha com mulheres e suas famílias, a maioria indígenas, quechuas, que vivem nas zonas rurais.
A iniciativa capacita as mulheres em âmbitos como o económico - produtivo, saúde, educação, ambiental e social. Promove alianças entre as agricultoras, para somar os volumes de produção, facilitar o acesso a novos mercados e obter melhores preços. Se concentra em produtos orgânicos de alto valor nutritivo, recuperando grãos e cereais ancestrais. Além disso, criou um fundo para facilitar o acesso ao crédito. Desta forma, obtiveram um aumento significativo da produtividade e a renda familiar anual cresceu 439%.
O Projecto Regional Randimpak é desenvolvido pela Fideicomiso Ecuatoriano de Cooperación para el Desarrollo (FECD), organização privada sem fins lucrativos, e conta com o apoio da Corporación Andina de Fomento (CAF), da Fundación Mujer y Familia Andina (FUNDAMYF) e das organizações de base na sua área de actuação.

Sem comentários:

visitas