segunda-feira, 13 de abril de 2009

Exportar Inovação e Pesquisa - Alemanha / Brasil

Em Janeiro deste ano, o Ministério alemão das Relações Exteriores lançou as directrizes de sua política externa no sector científico para 2009. No programa, estava incluída uma novidade orçamentada em 43 milhões de euros: a inauguração de centros de pesquisa em lugares estratégicos do mundo para promover a Alemanha como pólo de pesquisa e incentivar o intercâmbio científico.
A largada para a criação do Centro Alemão de Inovação e Pesquisa em São Paulo (DWIH, na sigla em alemão) foi dada em Março, quando a ministra alemã de Educação e Pesquisa, Annette Schavan, participou no lançamento do projecto na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK). A Câmara vai dirigir o projecto na sua versão brasileira.
Bertram Heinze, que coordena a equipe de implementação do projecto no Brasil, disse à Deutsche Welle que o centro será calcado no tripé "divulgação, formação de rede de pesquisa e serviços": seus principais objectivos serão promover a Alemanha como pólo de excelência científica no Brasil, expondo a diversidade da pesquisa na Alemanha e os incentivos existentes para tal.
Heinze já desenvolveu e implantou um projecto para a construção de um escritório da Associação Helmholtz – a maior organização científica alemã – em Moscovo. Depois de passar quatro anos e meio à frente desta associação na Rússia, ele chega a São Paulo para começar do zero um projeto que deverá correr a pleno vapor daqui a dois anos.

Sem comentários:

visitas