quarta-feira, 1 de abril de 2009

Construir sustentável ainda é excepção e não a regra

O Fundo Finlandês de Inovação, Sitra, e a cidade de Helsínquia estão lançando uma concorrência internacional para a construção de um bloco sustentável e inovador no Porto Ocidental de Helsínquia. Esta concorrência é uma busca por equipes que possam fornecer uma arquitectura de soluções.
"O projecto para a construção de uma área portuária quase no meio de Helsínquia é muito inovador, no sentido de que estamos genuinamente combinando diferentes aspectos de inovação urbana, ambiental, social e de negócios. Esperamos comprovar que os objectivos nacionais e internacionais da sustentabilidade podem ser alcançados, de maneira efectiva em relação aos custos, através de soluções arquitectónicas de alta qualidade, robustas e reproduzíveis", disse Marco Steinberg, Director de Design Estratégico do Sitra.
"O que está claro é que nenhuma organização, profissão ou ministério pode alcançar os objectivos de um empreendimento urbano sustentável isoladamente. Será necessário uma arquitectura de soluções, incluindo prédios de baixo ou zero carbono, modelos económicos sustentáveis, mobilidade avançada, planeamento sustentável e políticas energéticas, e sistemas sociais flexíveis, entre muitas outras. E, para cada problema, deve-se tomar o cuidado de assegurar que a solução não prejudicará o progresso em diferentes escalas. Esta é uma maneira de promover mudanças sistémicas que alcancem toda a escala daquilo que estiver em risco", acrescentou Marco Steinberg.
A eficiência energética é uma das principais ferramentas quando o mundo vem combatendo a mudança climática. Entretanto, na escala internacional, a construção e o empreendimento urbano sustentável e sistémico ainda são a excepção em vez de serem a convenção.
"Grandes economias no consumo de energia são possíveis para os novos prédios e para boa parte dos prédios antigos existentes -- e com uma consequente redução significativa nas emissões de CO2. Isto dá origem a uma série muito interessante de tarefas para arquitectos e engenheiros em todo o mundo", disse Jukka Noponen, Director do Programa Energético do Sitra.
"Esperamos que um modelo de urbanismo sustentável seja criado a partir das propostas para esta concorrência, o qual servirá, não somente para a Cidade de Helsínquia e seus habitantes, mas também como modelo de aprendizado para empreendimentos em todo o mundo", disse Noponen.
A concorrência foi lançada no seminário internacional Eficiência Energética no Ambiente da Construção, que foi realizado em Helsínquia em 31 de Março. Informações adicionais
http://www.sitra.fi/energy
http://www.low2no.org/competition

Sem comentários:

visitas